.

.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O primeiro cidadão de Itapevi


Raul Leonardo, Um Artista, Um Emancipador

Gente Histórica de Itapevi nº 5

Conheça o primeiro itapeviense Raul Leonardo o ultimo dos emancipadores.



Raul Leonardo pode ser considerado como o primeiro itapeviense, ou pelo menos um dos primeiros, tudo porque ele foi um dos mais importantes emancipadores deste município, e o primeiro a afirmar a muito tempo atrás quando Itapevi ainda não existia, que o antigo bairro de Itapevi iria se transformar em uma cidade. Raul foi vereador por Itapevi na Câmara de Cotia.

Chegando perto dos 90 anos de idade, Raul Leonardo continua em plena atividade e quase sempre presente nas ruas de Itapevi. Escreveu a mão a primeira ata da comissão pró emancipação, em 1952.

Raul Leonardo lutou para emancipar Itapevi porque Cotia nunca valorizou o antigo vilarejo, onde de vez em quando apenas apareciam alguns políticos ricos pedir votos e depois sumir rapidamente. A primeira estratégia para isso foi mudar o nome da estação de trem, de Cotia para Itapevi, e esse foi o primeiro passo, que contou com a ajuda do político Ulisses Guimarães. Por causa deste grande passo rumo a emancipação, Itapevi é conhecido por ter nascido dos trilhos.

Segundo o próprio Raul Itapevi era apenas mato naquela época, e o censo do IBGE sempre mentia em relação ao número correto dos habitantes do antigo vilarejo, esses números são contestados até hoje, segundo ele, Itapevi tem hoje mais de 300 mil habitantes e não 200 mil de acordo com o último censo realizado em 2010 em Itapevi. Mas porque isso acontece, talvez para limitar gastos governamentais, ou para manipular melhor o orçamento.

De qualquer forma, parabéns para Raul Leonardo, o primeiro Itapeviense, o verdadeiro número um de Itapevi.





Itapevi BlogWeb

7 comentários:

Anônimo disse...

Deveria ocupar uma das cadeiras do legislativo!!!

Anônimo disse...

Nice post. Graças

nildo disse...

Conhece toda a história de nossa cidade com certeza.

Tatiana disse...

Uma pessoa histórica não apenas para Itapevi mas para o Brasil.

Anônimo disse...

parece que eu vi ele em um mercadinho!

Pedro disse...

Nunca vi falar desse velho.

André de Lucca disse...

Um grande Homem!
Com certeza, merecia aparecer mais na midia local e principalmente na TV, mas infelizmente a midia é podre e não mostra essas coisas verdadeiramente culturais e históricas.